Ela principia em Hamburgo Velho, quase no topo. Dali, se lança destemida morro abaixo por 2Km, quase em linha reta, marcando um trajeto emocionante e, talvez, um dos mais relevantes de Novo Hamburgo, até chegar ao plano terreno do bairro Rio Branco, onde ela, a rua Joaquim Nabuco, recepcionava àqueles que chegavam aqui em busca de emprego e riqueza, nos vibrantes anos da economia impulsionada pela indústria calçadista.

Antes, porém, de homenagear o escritor, político, abolicionista e diplomata pernambucano nascido em Recife Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, chamava-se rua 15 de Novembro. Neste período, já dona dos seus encantos naturais, atraiu para si a primeira sede social da Turnverein Neu Hamburg – Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, quando o município ainda era um distrito de São Leopoldo. A inauguração deu-se em 11 de julho de 1894.
A Joaquim Nabuco, de uma ponta a outra, tem quadras e quadras das quais a comunidade pode se orgulhar, se inspirar, se projetar. Algumas poucas edificações históricas permanecem, é verdade. Entre elas, um dos mais importantes cartões postais da cidade, e referência de geolocalização para quem mora, circula ou visita a nossa cidade: a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, cuja construção foi iniciada em 7 de janeiro de 1924. Na Igreja Matriz da cidade de Novo Hamburgo, planejada, pelo Arquiteto José Lutzenberger, encontram-se obras de renomados pintores, como do italiano Aldo Locatelli e do nosso conterrâneo Marciano Schmitz.
A rua Joaquim Nabuco está localizada no bairro Centro. Hoje, sua ocupação é predominantemente comercial. É, praticamente, um shopping a céu aberto, com 69,23% dos espaços abrigando estabelecimentos comerciais. São 722 empresas ativas. Residências de áureos tempos e modernos edifícios completam o cenário, pincelado de verdes e de um anoitecer esplendoroso, dependendo da altura em que você está olhando o céu, nesta rua magnífica e que representa muito do nosso passado, no nosso presente e do nosso futuro.
Realmente a rua mais bonita de NH
A cada resgate, com informações tão ricas, nova inspiração e admiração pela história de Novo Hamburgo!
🙏👏👏👏👏
Sempre brilhante e relevante nas coisas boas de nossa cidade. Sucesso sempre amigo
É bela, tanto por sua história preservada quanto por suas múltiplas facetas modernistas. A Joaquim Nabuco é D+.
Como é importante retomar a história do lugar onde mora , da construção da nossa sociedade. Algo que da sentido para o que vive hoje.
Parabéns.