À frente de uma pasta de fundamental importância, Roberta Gomes de Oliveira, Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo, acredita que a cidade evoluiu e está melhor preparada e posicionada para retomar seu histórico de desenvolvimento. Nossa conversa se deu a partir dos resultados da pesquisa que refiz este ano sobre nossa cidade. A primeira foi em 2017.

De lá para cá, afirma, muita coisa mudou. “Quando conversamos da última vez a prefeita havia conseguido resgatar o recurso do BID. Estávamos finalizando os projetos para iniciar as obras. Foi uma situação de muito trabalho, tumulto, insegurança. Desde o final do ano, temos o centro todo revitalizado, as pessoas elogiando o resultado, sentindo-se orgulhosas outra vez.”
Na consulta realizada – sem caráter científico – a segurança apareceu numa situação menos preocupante para os respondentes e chamou minha atenção. A secretária acredita que as ações realizadas influenciaram diretamente esta percepção. “Este conjunto de medidas está atraindo novos negócios, a cidade fica mais convidativa e isto trouxe bons resultados até para a segurança”, afirma.
O plano de trabalho, recorda, tinha como prioridade a retenção dos negócios no município para, aí sim, atuar na atração. “Somos permanentemente abordados, tanto aqui na secretaria do Planejamento como também na Diretoria de Desenvolvimento Urbano, por empresas fazendo questão de permanecer na cidade, ou então, buscando a cidade por ser um polo interessante de investimento.”
Em alguns aspectos, Novo hamburgo realmente vem mostrando-se mais competitiva. Tem coisas importantes para acontecendo, projetos em andamento ou por começar, como o Toque e Fale, do Santander, que vai trazer 4.000 empregos para o município. A Havan, novas unidades da Doctor Clin, ampliação do Hospital Regina, finalização do Hospital da Unimed, entre outras.
“Dá para perceber claramente que a cidade está pulsando, atraindo novas empresas de construção com projetos de padrão médio e com uma quantidade significativa de unidades habitacionais. Acaba em geração de empregos, renda, moradias. Logo a roda volta a girar e teremos muito para comemorar.”
Perguntei o que a secretária considera muito relevante na sua pasta e ela citou a Lei da Regularização das Edificações, o SigNH, as realizações concluídas. “Temos muitos motivos para olhar para nossa secretaria e ter a sensação de um dever bem cumprido até o momento. Esta Lei das Edificações facilita a regularização dos imóveis. Durante muitos anos e por diversas conjunturas, esse processo era complexo, burocrático, estressante. Impactava a economia diretamente. Uma empresa que tinha necessidade de ampliar suas instalações não conseguia aprovar o novo projeto sem estar com as edificações anteriores regularizadas e aí trancava tudo, o pessoal desistia, não acontecia.”
O SigNH é , para ela, motivo de grande satisfação! Trata-se de um portal de acesso do cidadão, criado pela equipe interna da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com a parceria da Diretoria de Tecnologia do município. Reúne um conjunto de informações georeferenciadas do mapa da cidade, que está disponível a todos. “É uma ferramenta poderosa, que ajuda e agiliza as atividades de diversos profissionais e também da equipe interna da prefeitura”, conclui.
Bom isso é muito bom mesmo,tiveram que sentir os empresários indo embora para que tomassem uma atitude da burocracia que era, isto realmente vai fazer com que Nh volte a crescer ,vai ser ótimo pra nossa cidade.
Bom dia, é muito bom saber que o município está fomentando novos negócios! Obrigada por compartilhar essa informação conosco Jorge! 👏🏻👏🏻👏🏻
Como informação é uma coisa interessante, na verdade sensacional.
Cheguei no teu blog hoje, através do link do whats que recebi. Link que falava sobre O Diagnóstico Regina, diga-se, pela palavra Empreendedor (haha)
Mas estou em processo de regularização de alguns imóveis e cai aqui.
A informação vai longe, que bom que existem pessoas sérias e comprometidas com o compartilhamento de informações do bem.
Muito obrigada, por compartilhar. Muito obrigada por dedicar várias horas do seu dia, para compartilhar.