Todos nós temos sonhos. Nassir Taha, um fronteiriço de Uruguaiana, trouxe para cá os seus. Após concluir a graduação em Educação Física na cidade de Bagé, ele veio de mala e cuia para Novo Hamburgo. Aqui, deu aulas em academias e continuou seus estudos na Universidade Feevale, onde cursou Fisioterapia e, depois, fez MBA em gestão empresarial.

Nassir conta que antes mesmo de conseguir estruturar sua própria clínica de fisioterapia, já acalentava o sonho de poder estender o acesso à saúde aos mais necessitados. “Tinha isso comigo… Andava de um lado para o outro com essa ideia escrita numa pasta: oferecer várias especialidades clinicas para as classes D e E, que estavam longe de poder arcar com os custos de um plano de saúde privado.”
Como trabalhava demais, o sonho foi sendo postergado. Faltava tempo e, também, dinheiro e parceiros com quem pudesse contar plenamente. Através da clínica de fisioterapia, foi formando parcerias com médicos da área de ortopedia, inicialmente, e começou a prestar serviços em clínicas particulares. Conseguiu montar um serviço de fisioterapia para a prefeitura da cidade de Paverama e viajou, semanalmente, durante 7 anos para lá.
Mas foi nesse corre-corre que ele percebeu ainda mais claramente que sua ideia tinha valia. Na prefeitura havia uma demanda reprimida de várias especialidades. O tempo passou, o contrato com a municipalidade encerrou e Nassir conheceu, dentro de uma clínica para a qual prestava serviços, o Dr. Caio.
“Conversei com ele, falei sobre o projeto de criar uma clínica médica com especialidades a um custo acessível para a grande maioria da população. Tenho a satisfação de dizer que meu pensamento de criar uma clínica de baixo custo foi muito anterior a qualquer outra que surgiu em Novo Hamburgo.”
Firmada a sociedade, em 3 meses montaram, num local próximo à antiga rodoviária, a NH Saúde. A proposta era atender as demandas das prefeituras da região e as pessoas que não tinham plano de saúde ou tinham dificuldade para pagar uma consulta particular. Nesse ano, ela completou 10 anos.

O perfil de atendimentos passou para pacientes da classe B e C, situação favorecida pelos preços exacerbados dos planos, que também obrigou as empresas que ofereciam o benefício para seus funcionários e tiveram que reduzir seus custos. “Um diferencial da nossa clínica é que a grande maioria dos médicos estão conosco há 8/10 anos”, afirma.
A NH Saúde iniciou em 140 m². Atualmente, a sede tem 380 m² e já conta com especialidades na odontologia, serviços laboratoriais, fonoaudiologia, ecografia.” Além disso, montamos um ambulatório equipado para pequenos procedimentos cirúrgicos”, orgulha-se o sonhador e empreendedor Nassir.
Na NH Saúde, diz, existe a consciência de que é necessária a melhoraria constante dos serviços de atendimento ao paciente e qualificação da equipe como um todo. Esta meta deve ser permanente, conclui.
Quanto ao bairro Rio Branco ser um lugar interessante para empreender, as palavras do empresário são: “Sem dúvida, escolhemos o bairro desde o início pela facilidade das pessoas chegarem à clínica, vindos, inclusive, de outras cidades. Além disso, é um bairro de muito comércio, que está apenas a 300 metros do centro.”
Fotos: Divulgação
Bonita história parabéns e sucesso sempre
Parabéns Nassir, além de empreendedor é um grande ser humano que admiro muito.. ..tem sempre nos ajudado com doações , principalmente de alimentos, para auxiliar as pessoas carentes…..sem a necessidade de ficar mostrando isso…. Abraço grande.,..
Parabéns pelo sucesso e que continuem prestando serviços de qualidade para toda a população com respeito ao ser humano, que ser humano não é número , mas amor.
Realmente não conhecia. Adorei a ideia. Trabalho muito com pessoas de baixa renda. Considero importantíssimo poder contar com a sociedade civil dando conta do que a gestão pública deixa a desejar. Parabéns e longa vida Nassir ao seu empreendimento.