Bem antes de ser dono de revista, foi engraxate, chapa de caminhão e sonhador.

A trajetória de Sérgio Jost, empresário que está à frente da revista Expansão há 20 anos, é um exemplo de persistência e de como vale a pena lutar por objetivos na vida. Ao lado da esposa, Ana, ele continua trabalhando muito, sorrindo sempre e acordando cedo. Aproveita para caminhar pela cidade e pensar. Um ser humano agradabilíssimo, um profissional exemplar que vem contribuir com o projeto “Empreendendo nos bairros”.

Sérgio e Ana, o casal que lidera a Revista Expansão.

“Minha responsabilidade começou muito cedo. Nossa família era bem humilde, bem pobre.” O pai trabalhava numa indústria fumageira, a mãe também. O casal, sozinho, não dava conta deles e dos filhos. Trabalhar, portanto, não era nem uma escolha, era uma necessidade para manter-se vivo, disse-me o Sérgio.

É negócio? Confira
Jorge Trenz
 Aos 9 anos de idade, sem alternativas, foi ser engraxate. Aos 12 anos virou chapa de caminhão, aquele ajudante de carga e descarga. Trabalho duro para um homem feito, imagine para um menino. Mas não pensava nisso, eram outros tempos e comprar os cadernos, um lanche no colégio quando dava, era algo que, normalmente, dependia dele mesmo. Tinha que dar conta sozinho. E tinha consciência disso.

Aos 17 anos, cobrador de ônibus, viu sua linha envolvida num acidente violento de trânsito. Sérgio fez a cobertura da ocorrência e mandou para o jornal da cidade. Eles gostaram e o convidaram para ingressar no jornalismo. Ele já estava fazendo reportagens na rádio Santa Cruz. “Comecei como o cara que espichava os fios nos gramados de futebol. Depois entrei como repórter.” Ele trabalhou em vários veículos do interior, dirigiu outros e fundou o primeiro jornal de Vera Cruz, em 1986: o Vera-cruzense

Equipe atuante e coesa garante a qualidade da revista.

Em 1997 ele e Ana se casaram. Ana morava em Novo Hamburgo, trabalhava num banco e a transferência que pretendia, não se concretizou. Passou um ano indo a Santa Cruz do Sul aos finais de semana encontrar o marido. Aquilo era muito difícil e a obrigou a pedir demissão no banco. Foi trabalhar na revista, com o Sérgio. Em 1998, Gabriela nasceu. A partir daí, começaram a fomentar a ideia de ter uma revista em Novo Hamburgo, para ficar mais perto da família dela.

A primeira edição da revista Expansão do Vale circulou em 20 de dezembro de 1999. Ela depois mudou de cara, de nome e de sobrenome. Hoje é a Revista Expansão, de Novo Hamburgo, reconhecida no estado e no país. Consagrada com diversos prêmios do meio, a revista coroa uma trajetória profissional pontuada por diversos desafios para o Sérgio. Foram muitos empregos, muitas apostas, muitos tropeços, mas sempre olhando para frente. “As novas tecnologias influenciaram a linguagem jornalística. Ficou tudo muito dinâmico, mas eu continuo acreditando no veículo impresso que, por sinal, vem aumentando muito seu nível de credibilidade nas pesquisas”, diz.

Selo para lembrar da história e estimular o futuro.

Minha pergunta óbvia sobre o bairro: o Centro é um grande lugar para se empreender. “O quarteirão da Quintino Bocaiuva está virando, quase todo ele, comercial. É um espaço espetacular, com ruas, por enquanto, tranquilas. Muitos empreendedores estão vindo para fugir das ruas mais centrais, por causa do estacionamento, que aqui ainda não é uma dificuldade.”

“Uma das coisas boas é essa revitalização do Centro. Apesar de todas as dificuldades que os comerciantes sofreram no início. Quero aqui deixar uma sugestão para os proprietários dos imóveis: comecem também a se preocupar em revitalizar, pintar os seus prédios, dar uma nova característica para a cidade. Valorizar. E para o poder público eu sugeriria: coloquem muitas lixeiras. Eu caminho cedo e vejo sempre muito lixo jogado no chão: garrafas plásticas, latinhas, papel. Talvez com uma lixeira logo a frente…

Fotos: Divulgação

 

 

16 thoughts on “Bem antes de ser dono de revista, foi engraxate, chapa de caminhão e sonhador.”

  1. Adoro a revista e amei a entrevista. Sensacional a sugestão: revitalização, valorização e MUITA EXPANSÃO. Vamos superar as reclamações e enfrentar a vida como o Sérgio fez – agindo, construindo, evoluindo. Parabéns, querido Sérgio pelo exemplo de garra, batalha, vitória e renovação, sempre. Sucesso continuado e vida longa para ti, tua família e a MELHOR REVISTA DO BRASIL. Vamos expandir com a EXPANSÃO. Parabéns, Jorge pela bela postagem, que história.

  2. Maravilhosa história do Sérgio e da Ana Maribel, a gente sabe muito bem como é a vida no interior , famílias grandes e pouco recursos. Superação a palavra chave desta caminhada. Merecedores e que o sucesso esteja sempre junto com vcs nesta trajetória de muita competência e profissionalismo. Orgulho da revista Expansão de NH. Parabéns a vcs e toda a equipe que fazem a diferença em todas as edições.

  3. assino embaixo da reportagem e da homenagem….meu amigo de longos anos, apesar de eu estar em santa cruz e porto alegre, o Sérgio merece todos os elogios possíveis. Saude e sucesso a todos! astor wartchow

  4. Que linda história de superação.
    Isto comprova que nada nasce por acaso!!!
    PARABÉNS SERGIÃO, continue esta pessoa simples, dinâmica, sorridente, feliz e Amigo de todos.
    Sou teu fã👏🏻👏🏻👏🏻

  5. Conheci o Sérgio em Vera Cruz, era meu vizinho. Perdi o contato com ele, e passado alguns anos voltei a encontrá-lo. Continua o mesmo cara simpático, atencioso, educado, gentil, bom papo… Meu amigo, Irmão, que o Grande Arquiteto do Universo, continue te iluminando. Parabéns, merece esse sucesso todo. Até o verão. Um fraterno abraço!

  6. Grande amigo, colega e “compadre”, Sérgio!
    Conheci muito de sua trajetória. Noites e noites trabalhando sem parar…
    Sempre com um sorriso no rosto, nunca desistiu de seus sonhos, e chegou lá!
    Parabéns Sérgio e Ana!!
    Sucesso sempre!

  7. Parabéns Sérgio e Esposa, conseguiu concretizar um sonho. Siga em frente. Grande abraço de teu colega de aula no primário em Vera Cruz.

  8. São pessoas assim que fazem a diferença, porquê sabem dar valor às conquistas , amizades, trabalho e superação na vida , meus parabéns e que continuem avançando com muito sucesso.

  9. Orgulhoso de ter caminhado com o Sergio e Ana em parte do iluminado caminho da EXPANSÃO..o sucesso é merecido provando que nada é por acaso….Parabéns Expansão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *