Tomei emprestado parte do bordão do Sílvio Santos para chamar atenção sobre a novidade que me trouxe Jairo Manfro, Superintende de Negócios de Habitação do Vale dos Sinos da Caixa Econômica Federal: a Caixa está voltando a atuar com bastante força nos financiamentos de casa própria de médio e alto padrão.

Mas o que é considerado imóvel de médio e alto padrão para a Caixa? São valores acima do teto do Programa MCMV ou FGTS. Para Novo Hamburgo, o enquadramento é para imóveis acima de R$ 190.000,00. O orçamento a ser liberado soma R$ 20 bilhões, podendo ser ampliado. Manfro diz que a Caixa trabalha com expectativa de melhoria no cenário econômico.
Os financiamentos destinam-se para a compra de terreno e construção, compra de apartamento na planta, compra de imóvel novo ou usado e compra de um segundo imóvel. O objetivo é acelerar a liberação dos estoques mantidos pelas construtoras, permitindo a retomada de novos empreendimentos. Essa linha de crédito já está à disposição em toda a rede caixa e correspondentes bancários.
Segundo o superintende, Novo Hamburgo é uma cidade diferenciada na região. Tem um nível de renda melhor, grande capacidade de investimento e imóveis de alto padrão. Manfro destacou que o banco tem recursos também para a pessoa jurídica. “As incorporadoras que desejam lançar um empreendimento pela Caixa podem nos procurar. A Caixa tem crédito e condições de financiar o empreendimento também”, afirma.
Em fevereiro de 2017, na matéria “A Construção de um novo cenário no ambiente imobiliário” eu dizia que nada ficaria igual após o vendaval que varreu a economia verde-amarela. O segmento imobiliário passou por um período tenebroso, mas as coisas, aos poucos, estão começando a mudar. Então, atenção. Pode ser a sua hora.
Parabéns pela matéria.
Matéria animadora. Que bons ventos passem a soprar e que saibamos, todos nós, bem direcionar as velas!
Parabéns pelo conteúdo pontual e significativo, Jorge!