Antigamente, muitas regiões ganhavam o nome dos grandes proprietários de terra. Foi assim com a Vila Fleck e a Vila Vogel. As duas deram origem a um dos mais encantadores bairros de Novo Hamburgo, quando a Prefeitura decidiu retirar a expressão “Vila” de todos as regiões assim denominadas na cidade. Já descobriu qual é? Pois estamos falando do bairro Jardim Mauá, que foi tema da minha coluna na Revista Expansão no mês de julho.
Quem já ostenta alguns cabelos brancos relembra com saudades desse tempo, onde a vida era mais simples e mais devagar. Minha amiga Rose Scheffel foi quem me contou essa história. Moradora do Jardim Mauá há 46 anos, conhece bem as histórias do bairro. Só perde para os pais dela, que moram lá há 65 anos!
Ela conta que naquela época haviam pouquíssimas casas, espalhadas aqui e ali, praticamente no meio do mato. Seu pai abriu uma das ruas existentes até hoje com a própria enxada! Durante a noite, o coaxar dos sapos eram a melodia que embalava o sono dos poucos moradores. As famílias Vogel e Fleck, aos poucos, foram vendendo e loteando os terrenos e, assim, surgiu o bairro Jardim Mauá.

Apesar de ser bem diferente do passado, o bairro ainda é conhecido por sua tranquilidade. “O silêncio e a segurança, se comparado aos outros bairros, é o que mais agrada os moradores daqui”, explica Rose. “ A gente conhece as pessoas pelo nome, as famílias ainda ficam na frente de casa, tomando chimarrão, conversando com os vizinhos”, conta a moradora.
Outros pontos que colocam o Mauá entre os melhores bairros da cidade para se viver é o fácil acesso a serviços e comércios próximos e, claro, a vista de alguns pontos da cidade. Nos locais mais altos, é possível ter uma vista deslumbrante do nascer do sol e também da lua, e é possível enxergar até Lomba Grande.
Próximo do Centro e de Hamburgo Velho, com um acesso fácil a qualquer ponto da cidade, o bairro se ressente da falta de agências bancárias ou lotéricas nas proximidades. Aliás, essa é uma demanda da maioria dos bairros pelos quais passei.

Rose comenta que há muitos idosos no Jardim Mauá e, para essas pessoas, isso é uma dificuldade. Outra demanda antiga dos moradores é um Posto de Saúde próximo. Atualmente, é preciso se deslocar a outros bairros, como Hamburgo Velho, para ter acesso ao atendimento.
Gostou? Confira a matéria do bairro Jardim Mauá para o projeto “Valorizando o Seu Patrimônio”: http://blog.jorgetrenzimoveis.com.br/2018/08/23/um-nome-bonito-um-bairro-encantador/
Fotos: Marcos Quintana
Muito boas estas tuas abordagens, seu Jorge Trenz. Vamos explorando a cidade contigo. Parabéns
Olha a Rose!!!!
Maranilha! !!
Parabéns! !!
Bairro mais nobre que se imagina! !!
Parabéns Jorge Trenz, por resgatar parte da história de Novo Hamburgo. Vejo que as aulas no Colégio Pasqualini, anda repercutem com intensidade. Um grande abraço.
Prof. Krause.
Parabéns Jorge !
Muito bacana conhecer a história de onde moramos .
Grande abraço .
Rodolfo
Bom dia! é muito importante nós sabermos e tomar conhecimento de nossa cidade e bairros onde moramos e outros , porque afinal em outros bairros temos amigos, conhecidos etc.. continue com essa tipo de matéria, meus parabéns; Abraço.
Parabéns Jorge! Nasci no bairro e minha primeira escola foi a EMEF.Marcos Moog!Resgatar a história dos bairros de nossa cidade, é permitir aos hamburguenses a dimensão dos avanços que tivemos, bem como as reais necessidades e prioridades em cada bairro!Grata!
Parabens amigo Jorge pelo seu artigo do Bairro Jardim Maua.
A demanda do Posto do Saude vem desde 2011 quando o bairro se uniu e votou no Orçamento Participativo pedindo a construção desta casa de saúde indicando a área pública existente nos fundos da EMEI Paulo Sergio Gusmão (outra conquista da união dos moradores do bairro). Continuamos aguardando que o Governo Municipal se sensibilize e atenda nosso pedido. Abraço.