Primavera: o sucesso de um empreendimento que leva o nome do bairro

Um dos mais tradicionais restaurantes da cidade e até da região, leva o nome também do bairro que escolheu para nascer. O Restaurante Primavera, construído em 1947, está sob a batuta da família Basegio & Baggegio desde 1993. Com eles, o empreendimento cresceu e se transformou no negócio símbolo do bairro, atraindo clientes de todos os lados, que vêm de longe para experimentar o sabor do churrasco hamburguense.

O grupo Primavera é formado pela Churrascaria, Galeteria e Pizzaria

Quem contou um pouco desta história foi Norberto Baggegio, conhecido por todo mundo como Beto. O projeto “Empreendendo nos Bairros” foi até lá ouvir esta experiência de sucesso.

Casa assobradada
Jorge Trenz
A história de Beto começou cedo. Aos 12 anos, ajudava na roça, ainda no interior. Foi com esta idade que migrou para Porto Alegre para ajudar a cuidar de um primo. Nos finais de semana, trabalhava na churrascaria do tio, e aí começou toda sua experiência profissional. Aos 18 anos, deixou a churrascaria e partiu para Sapiranga, para mais uma experiência gastronômica, também da família.

Aliás, toda essa experiência é de sangue: os 11 tios de Beto tiveram churrascarias na região. A família veio de Nova Bréscia, e eles juram de pé junto que é de lá que saem os melhores churrasqueiros do país (e até do mundo).

Norberto Baggegio, que todo mundo conhece por Beto, é um dos sócios do Primavera

Com espírito empreendedor, a vontade de Beto sempre foi ter o próprio negócio. O primeiro foi a churrascaria Ferradura, em Bento Gonçalves. Lá, adquiriu a experiência administrativa que trouxe para Novo Hamburgo.

O bairro Primavera veio de um acaso. O restaurante já estava montado no local, mas a família viu potencial. Foi essa visão que proporcionou a criação de um negócio que só cresceu nestes 27 anos que a família está à frente do negócio.

O início não foi nada fácil. Beto, seu tio e também sócio e os 20 funcionários que trabalhavam no restaurante dormiam na parte de baixo do estabelecimento.

Atualmente, além do tio, o irmão de Beto também é sócio do negócio, e outros três irmãos trabalham ali. Além disso, as esposas de todos eles trabalham no restaurante. Ou seja: um negócio pra lá de familiar.

Beto conta que depois que compraram o restaurante sua admiração pelo bairro só aumentou, e então surgiu o sonho de ter uma casa ali. “Eu gostava muito dos matos que tinha em cada esquina. O sonho sempre foi morar aqui. Primeiro coloquei uma casa de madeira do lado do restaurante. Depois, consegui comprar um terreno e construir uma casa, tudo aqui no bairro. Meu irmão e meu tio também fizeram o mesmo”, explica Beto.

O sabor do Primavera atrai clientes de todas as regiões

A paixão pelo Primavera só cresceu ao longo dos anos. Mais do que o local do negócio, virou a paixão da família. “Eu sempre adorei este lugar. Gostei do lugar da churrascaria quando compramos e, percorrendo o bairro, sempre achei bonito. Olhava pro Liberato e pensava: minhas filhas vão estudar ali. Eu estava perto do meu comércio e de um bom lugar pra minhas filhas. Era o que eu precisava. Aqui eu me realizei”, explica.

Mesmo tendo seu negócio firmado e reconhecido no bairro, Beto ainda enxerga que novos negócios podem acontecer ali. “O restaurante fica do outro lado da BR 116, mas estamos praticamente no centro de Novo Hamburgo. É uma região muito bem localizada para quem quer investir, vale a pena com certeza. E existem planos para a construção de um túnel abaixo da BR e ainda o empreendimento do Zaffari que pode sair do papel. O bairro tem muito potencial de crescimento”, finalizou.

 

 

3 thoughts on “Primavera: o sucesso de um empreendimento que leva o nome do bairro”

  1. Umas das melhores churrascarias que tive o prazer de conhecer com escelentes carnes e saladas e com o diferencial de atendimento. Pessoas comprometidas em fazer o melhor.
    Continuem com esse espírito familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *