UM VOTO DE CONFIANÇA

André Schmitz lidera o negócio criado pelo seu pai, Victor Schmitz, há 55 anos atrás e que transformou o sobrenome da família numa marca reconhecida por diferentes gerações hamburguenses: a Mecânica Schmitão.

Seu Víctor, hoje com 83 anos, começou como mecânico de bicicletas. Competente, logo virou sócio do cunhado. Algum tempo depois, já demonstrando seu espírito empreendedor, adquiriu uma oficina de lambretas.

A cidade estava crescendo e o fundador da Mecânica Schmitão percebeu que os clientes estavam rareando. Um movimento inverso. André conta que o pai logo detectou a causa. As pessoas passaram a comprar seu primeiro carro, o Fusca. “Era uma aquisição viável na época e de tanto ser questionado se não mexia em Fusca, trocou de ramo. Em 1966, mudou-se para onde estamos até hoje, na rua Salgado Filho, 141 e começou a trabalhar com mecânica de automóveis Volkswagem..

Volkswagem, Ford e GM eram as 3 marcas fortes no Brasil e cada oficina podia ser especializada em apenas uma.

André Schmitz: somos uma oficina de Novo Hamburgo, temos o maior orgulho de ser daqui.

André entrou em 1989, com 17 anos, e atuou em todos os setores da empresa. “Meu pai sempre foi muito aberto e, aos poucos, pude ir apresentando e implementando algumas ideias novas. Em 1994, com a entrada dos carros importados no Brasil, fomos uma das primeiras oficinas especializadas a virar multimarcas. Nunca esquecerei da frase do pai: “Vou te dar um voto de confiança”.

“A partir deste movimento, fui levando o trabalho para o lado da pintura, que sempre gostei mais. Como haviam poucas opções de carros, a personalização foi ganhando adeptos e entramos forte nesta área. Eram alterações simples, mas que faziam toda a diferença. Pegávamos o carro original, mudávamos as rodas, tirávamos um friso, trocávamos alguns acessórios…”

Em 2003/2004 veio a febre do filme Velozes e Furiosos e a Schmitão passou a ser reconhecida no Brasil. Passou a confeccionar peças exclusivas em fibra e criar um diferencial que foi logo percebido pelo mercado.

“Em 2006 teve um evento grande em Porto Alegre. Um concorrente da capital não conseguiu fazer o carro como queria e mandou fazer em São Paulo. Descobri que trariam uma pintura especial. Fui para lá, busquei a mesma tinta e acrescentei ao nosso projeto. Ainda coloquei uma faixa bem grande: Carro feito em Novo Hamburgo, pintado em Novo Hamburgo”.

Depois disso, vários projetos acabaram estampando capas de revistas nacionais. Com a expansão da indústria automobilística e a multiplicação de modelos, a personalização foi perdendo espaço e a empresa se adequou novamente ao mercado. Atualmente, grande parte do negócio é dedicado a atender carros sinistrados de seguradora. “Somos parceiros comerciais de várias seguradoras”, informa.

“Somos uma oficina de Novo Hamburgo, temos o maior orgulho de ser daqui”.

Sobre a localização, diz que o bairro Centro possibilita à empresa estar próxima de tudo e facilita o acesso de pessoas de outras cidades chegarem até eles. “Além disso, temos muitos clientes que trabalham no Centro. Fica mais fácil deixar aqui”.

4 thoughts on “UM VOTO DE CONFIANÇA”

  1. Interessante ler a história desta grande empresa. A fala do pai para o filho achei forte e pontual. Parabéns a família, que acreditou nos valores ensinados.
    Obrigada , por compartilharem sua história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *