ENGRAXATE, CHAPA DE CAMINHÃO E SONHADOR

A trajetória de Sérgio Jost, empresário que está à frente da revista Expansão há mais de 20 anos ao lado da esposa Ana, continua trabalhando muito, sorrindo sempre e acordando cedo. Aproveita para caminhar pela cidade e pensar.

“Minha responsabilidade começou cedo. Nossa família era bem humilde, bem pobre.” O pai trabalhava numa indústria fumageira, a mãe também. O casal, sozinho, não dava conta deles e dos filhos. Trabalhar, portanto, não era nem uma escolha, era uma necessidade para manter-se vivo, disse-me o Sérgio.

 Aos 9 anos de idade, sem alternativas, foi ser engraxate. Aos 12 anos virou chapa de caminhão, aquele ajudante de carga e descarga. Trabalho duro para um homem feito, imagine para um menino. Mas não pensava nisso, eram outros tempos e comprar os cadernos, um lanche no colégio quando dava, era algo que, normalmente, dependia dele mesmo. Tinha que dar conta sozinho. E tinha consciência disso.

Aos 17 anos, cobrador de ônibus, viu sua linha envolvida num acidente violento de trânsito. Sérgio fez a cobertura da ocorrência e mandou para o jornal da cidade. Eles gostaram e o convidaram para ingressar no jornalismo. Ele já estava fazendo reportagens na rádio Santa Cruz.

Sérgio e Ana, o casal que lidera a Revista Expansão.

“Comecei como o cara que espichava os fios nos gramados de futebol. Depois entrei como repórter.” Ele trabalhou em vários veículos do interior, dirigiu outros e fundou o primeiro jornal de Vera Cruz, em 1986: o Vera-cruzense.” A primeira edição da revista circulou em 20 de dezembro de 1999.

Nas suas caminhadas, Sérgio viu de perto a revitalização do Centro, todas as dificuldades que os comerciantes sofreram no início. E percebeu, também, que a preocupação com revitalizar, pintar os seus prédios, dar uma nova característica para a cidade é valorizar. E para o poder público ele sugere: coloquem sempre muitas lixeiras. Eu caminho cedo e vejo ainda muito lixo jogado no chão: garrafas plásticas, latinhas, papel. Talvez com uma lixeira logo a frente…

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *