UM SONHO NA GARAGEM

Ele não formou uma banda de rock, nem iniciou uma empresa de tecnologia na garagem, como as muitas que pipocaram no Vale do Silício. Mas foi no mesmo ambiente que Antoalci Francisco Pedro, o Chico, concebeu e estruturou a Peter Chemical. “Tinha um telefone, um fax, um sonho e uma garagem.”

O empresário nasceu em Mato Fino – limite do município de Gravataí com Lomba Grande. A sobrevivência da família exigia trabalho árduo e conjunto para manter o casal, seus quatro filhos e mais o avô. O pai tinha um caminhão e levava produtos para a Ceasa. O avô uma tafona, onde fazia farinha e, também, uma pedreira de extração de pedra grês.

O diploma do Curso de Datilografia fez a diferença na vida de Antoalci.

A vida seguia seu rumo normalmente mas um dia, ao chegarem em casa ele e a mãe, encontraram a casa totalmente consumida pelo fogo. Chico diz que deveria ter uns 3 anos de idade, mas a cena chocante nunca se apagou da sua memória. Reestruturaram-se com uma ajuda aqui, outra ali, e trabalho do nascer ao pôr do sol. “Passado um tempo o pai conseguiu adquirir um matadouro e, com 6 anos, eu já acordava de madrugada para ajudar a corear boi.”

Preocupados com o futuro e o estudo dos filhos, o casal decidiu mudar-se para Novo Hamburgo. “Eu já tinha 8 anos. Fui estudar na escola Salgado Filho. O pai abriu uma venda, que era como se chamavam os armazéns. Vendia de tudo, desde secos e molhados até querosene. Colocou o nome Para Pedro, porque queria valorizar o sobrenome da família.”

Chico ajudava no negócio e vendia picolés na rua para faturar um extra. “Como a família era do interior, tínhamos o hábito de ter horta em casa, plantar… E naquela época cultivávamo temperos. Pegava meu cavalo e saia a vender pelo bairro. Quando criança sempre tive cavalo. Atrás da nossa casa era campo aberto até a Viação Hamburguesa e tinha uma carreira reta. Competir nessa cancha era algo que eu gostava muito.”

As dificuldades eram imensas, relembra o empresário, que atravessava a área do parcão a pé para estudar no Colégio Pasqualini, usando apenas chinelos de dedo, tanto no verão como sob as rigorosas temperaturas do inverno. “Para poder ir numa excursão do colégio, fazia brigadeiros para vender entre os colegas mais abastados.”

A história do Chico me despertou duas reflexões, que confesso são recorrentes aqui: o trabalho não tira pedaços de ninguém, muito pelo contrário. O segundo pensamento remete ao seguinte: muitos desejam a posição ou os bens que outros têm, mas não estão dispostos a fazer ou passar pelo que os outros passaram. Quase todas as histórias que compartilhei aqui têm essa característica como pano de fundo. Dificuldade, lutas, trabalho e persistência para obter a vitória pessoal.

“Com 13 anos eu já trabalhava no almoxarifado de uma fábrica de calçados. Uma professora do Pasqualini, percebendo as dificuldades, indicou a mim e mais 5 alunos para uma vaga de estagiário no Banco do Brasil. Fui o escolhido por ter  o diploma do Curso de Datilografia, coisa que atualmente os jovens nem sabem o que é. Trabalhei no banco dos 14 anos até os 18, quando saí para servir o exército. O Pasqualini e o Banco do Brasil me formaram como cidadão.”

A decisão pela faculdade de direito foi tomada naquele período, e influenciada por um bancário do BB, que estava licenciado para  se dedicar à politica e voltou ao banco para dar uma palestra num evento da instituição. Chamava-se Américo Copetti, nome que ficou muito conhecido por aqui. “Além de advogado, era um excelente orador. Me encantou. E decidi naquele momento que seria advogado. Veja como as pessoas podem influenciar a vida de outras.”

Todavia, quis o destino alterar sua rota. Chico foi trabalhar na Artecola porque morava em Canudos e a proximidade do trabalho facilitaria muito para ir à faculdade. Após 13 anos como funcionário, decidiu montar uma empresa de especialidades químicas. “Tornei-me um distribuidor de produtos químicos, coisa que não existia em Novo Hamburgo. No mercado, percebi que havia um nicho de negócio, pois as matérias-primas não estavam aqui, e a maioria das indústrias locais desconheciam matérias-primas sobre as quais eu já tinha know-how.”

“Foi muito difícil. Sempre digo que a Peter Chemical começou com um telefone, um fax e um sonho na garagem de casa. Precisei ter muita resiliência, mas hoje a Peter Chemical tem 28 anos de existência. Em 2012 deixamos de ser distribuidora e passamos a operar somente como indústria. Vendemos para indústrias de transformação de todo o Brasil, a partir do Vila Rosa, um bairro maravilhoso da cidade, que está em franca expansão.

 

 

26 thoughts on “UM SONHO NA GARAGEM”

  1. Lindo poder ler a história de vida e a trajetória social deste cara incrível que é o Antoalci. Vencedor e exemplar, abraço grande a vocês dois amigos! Gostei de saber quanta luta e perseverança! Isto sim é inovar, isto sim é ser empreendedor! Parabéns Antoalci! Abraços e ainda um bom2021

  2. Interessante a forma que a vida nos apresenta pessoas especiais. Nós, ex alunos do Pasqualini, nos encontramos algumas vezes e enquanto relembramos os tempos de estudantes, não imaginamos a história de vida de cada um e o quanto trabalharam para realizar seus sonhos. Mais um exemplo de vida e desta vez do nosso querido Antoalci. Parabéns! 👏👏👏👏
    Grande abraço !!

  3. Trajetória de vida sonhada e realizada. Não se abater frente as dificuldades e ser recipiente nos faz fortes e assim foi com o entrevistado. Que bênção! Em suas memórias, da casa destruída quando ainda pequeno, o fez forte e decidido, registrou que nada é para depois , mas sim no agora, e, a cada momento fez assim. Que maravilha ler este post! Parabéns a ambos…

  4. Antoalci, sinto-me feliz por ter feito parte desta tua trajetória vitoriosa. Qdo
    sonhamos, mas agimos com sabedoria e inteligência ,sem esmorecer diante dos obstáculos que possam sugir, por certo venceremos. Parabéns por sua trajetória de sucesso. Deus te ilumine hoje é sempre. Abraços!

  5. Aí meu irmão . A história da nossa família e as dificuldades da vida nos fizeram fortes e
    capazes de acreditar que o sucesso não ocorre para os fracos mas sim pra quem sonha e busca através do trabalho e muito estudo pra chegar ao topo.
    Sucesso sempre!

  6. Sonho realizado que gerou tantos empregos e apoiou o sonho de tantas outras pessoas. Correr atrás de um sonho é ato individual, mas que pode influenciar o coletivo. E a competência do Antoalci para “correr a cancha reta”, em busca de seus objetivos, influenciou a minha trajetória. Meu sincero agradecimento. Orgulho desse mano!

  7. Admiro muito o Sr Antoalci, desde a primeira reunião que tive quando o conheci, notei que era um empreendedor nato, estrategista e um líder que é capaz de prever e se antecipar a muitas jogadas do mercado.
    Além disso, sempre tem uma palavra amiga e adora compartilhar seu conhecimento ( “o verdadeiro líder é o que te ensina a liderar ” ). Toda reunião é uma aula e saio de lá com mais entusiamo e conhecimento para empreender.

    Obrigado Sr Antoalci, o Sr ja me ajudou mt nessa minha trajetória, com todas as dicas e parceirias de negócios que nós temos. Sou mt grato a você.
    Um grande abraço amigo!

  8. História linda de quem soube trilhar seu caminho ! Assim são forjados os grandes vencedores ! Na sua modéstia , esqueceu alguns predicados como bom
    chef, pescador ( até pula-pula ) e um ser humano amigo e afável com todos !

  9. Parabéns Antoalci!!
    Grande trajetória!! Admirável!!
    Ser humano muito do bem, que espalha conhecimentos por onde passa!!
    Tenho muito orgulho de ser sua amiga.
    Nossas conquistas são os resultados de nossas ações. Toda a ação gera uma reação, aí está a prova do seu sucesso.
    Grande abraço!!
    Só por hoje…

  10. A tua História de vida, que resultou no sucesso, Antoalci Francisco Pedro, revela a importância da família, da Escola e do trabalho, na trajetória de batalhas e realizações!
    Parabéns!

  11. Que Linda sua história Antoalci !! As dificuldades do caminho, quando superadas com garra, determinação e muito trabalho e habilidades, tem muito valor .
    Continue essa pessoa e empresário visionário e empreendedor , inspirando sempre quem estiver a sua volta !

  12. Grande amigo, que historia bonita não conhecia as habilidades como jóquei- mas quem o conhece sabe que suas conquista vem do TALENTO E PAIXÃO
    Isso, talvez, represente a essência do que é viver com propósito: encontrar um talento e direcioná-lo para um objetivo nobre. Produzir uma obra capaz de deixar marcas no mundo e na vida das pessoas.
    Não interessa se você toca a vida de mil, ou meia-dúzia, ou um milhão de pessoas. O importante é investir o seu talento e a sua paixão em fazer a diferença, parabéns.

  13. Bha!! meu amigo Chiquinho, amigo de longa data.
    Não conhecia toda a história e trajetória da tua vida.
    Pelo que sabia e conhecia, sempre te admirava e respeitava muito mesmo. Você é um ser humano de bom coração, sensível e ao mesmo tempo és um homem forte, arrojado, trabalhador e empreendedor. Um pai exemplar, um filho amoroso, onde tens na família, um dos maiores esteios.
    Conhecendo agora, um pouco mais das tuas origens, dificuldades e trajetória, minha admiração e respeito por ti continuam cada vez mais, e ao mesmo tempo, tua história é reveladora, de que a família com união, exemplo e amor é formadora e forjadora de homens de sucesso.
    Tenho muito orgulho de ser teu amigo

  14. Quanta luta meu irmao, sacrificios, lembro que tu ia pra faculdade a noite, sem dinheiro nem pra um lanche, mas nunca te deixou abater pelas dificuldades, e hoje és um vitorioso, grande exemplo pra muitos.
    Forte abraço.

  15. A nossa essência , é a capacidade de compreender a razão do porque viemos e qual a nossa missão aqui neste planeta , inicialmente habitados por animais, e tomarmos as rédeas de nosso caminho e o que vamos realizar para a nossa felicidade. Muitas vezes, vivemos a vida dos outros e esquecemos de nós ! Nos frustramos por isso! Mas, é chegado o momento em que nos colocamos à frente, com um propósito pessoal de prosperar , atingir objetivos , que por vezes , parecem intransponíveis , mas acreditamos sermos capazes e ao longo da caminhada, encontramos amigos , pessoas do bem, que nos amparam e auxiliam na caminhada. Isso é o que vale! Agradeço a cada um, as palavras, o carinho, Vocês fazem parte desta minha trajetória , em algum momentos nos encontramos e valeu a pena!

  16. Querido Chico!
    Confesso que não me surpreende tua linda história, pois sempre vi em ti essa determinação e amor ao que faz, tua família deve ter um grande orgulho, pois sei muito bem das coisas que se referiu. Um privilégio ser teu amigo! Que Deus te ilumine , com muita saúde e felicidades amigo.

  17. Querido Chico! História de vida inspiradora, de lutas e muitas conquistas. Além de empreendedor nato e jóquei, és um baita chef de cozinha e amigo para todas as horas. Parabéns pela bela trajetória de vida!

  18. Antoalci,um nome incomum para um ser incomum.
    As luzes da materialidade e da espiritualidade, possuem a sabedoria de onde ancorar as suas essências.
    Com toda a certeza Antoalci, o teu trabalho o teu exemplo, fazem jus ao ser de Luz que tu és.
    Um privilégio ter você como um amigo nesta jornada chamada vida.

  19. Meu querido! Linda trajetória , uma entre tantas outras que já vivestes! O cigano que ainda habita em ti, vivendo mais essa espetacular história ! Foi um prazer enorme reencontra-lo por esses caminhos…
    Mas… o que mais admiro na sua figura ímpar , sem dúvidas sua humildade nata!
    Lindo aprendizado!Grande abraço ! Um dia desses nos reuniremos em torno de uma fogueira !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *