74 PAÍSES NA BAGAGEM

Este sim, é um homem que pode se dizer viajado. Armindo Robinson, fundador da Socaltur Turismo, tem milhas e milhas internacionais na sua bagagem de vida. Seu roteiro como empreendedor iniciou quando o pai comprou parte da empresa de ônibus do senhor Heinz, que vinha a ser sogro de Armindo. Além do grau de parentesco já estabelecido, tornaram-se sócios.

A empresa, sediada em Ivoti, tinha 4 ônibus. Precisava se desenvolver, mas naquele local não havia espaço para aumentar a frota e, em contrapartida, estava faltando serviço para ocupar a mão de obra contratada. Seu Armindo ressalta que é um homem do interior, não cursou faculdade, mas esteve sempre próximo de amigos e pessoas inteligentes. E foi por essas relações que acabou encontrando uma estratégia de desenvolvimento para o negócio.

Maica Feronato segue os ensinamentos do seu Armindo há 19 anos e, atualmente, é a gerente de operações da empresa.

“Tinha um amigo chamado Urbano Kehl, professor da PUC na época, que começou a contratar nossos melhores ônibus para viagens à Foz do Iguaçu, aliás, meu primeiro destino turístico na vida. Ele disse pra mim:

– Armindo por que tu não vai para Porto Alegre? Abre lá uma agência de turismo, por que é o futuro.” Mas naqueles anos, a capital estava muito distante. Só que a ideia era boa e seu Armindo, praticante de bolão e torcedor do Floriano de Novo Hamburgo, viu aqui o lugar para se estabelecer.

Próxima de Ivoti e de Porto Alegre, a cidade tinha o setor calçadista se projetando, pessoas trabalhando muito, mas ganhando dinheiro e podendo viajar. Havia demanda e, em 1978, alugaram uma pequena sala para receber a Socaltur Viagens. “Compramos um ônibus de turismo e começamos a desenvolver. Meu problema, então, foi a falta de profissionais. Arrumei alguns professores do interior e conseguimos que a Feevale abrisse um curso para guias turísticos.”

Seu Armindo relembra dos tempos que trabalhava 20 horas por dia, do final de semana que partiram 11 ônibus da companhia levando turistas para o Salto de Sete Quedas, maravilha natural inundada por um lago artificial, da compra de 8 ônibus novos de uma só vez, da aquisição da sede da Socaltur e do nome da dona Ilse Wigels, uma senhora de Canoas que procurou a empresa porque queria fazer um roteiro pela Alemanha.

A Alemanha é um país que o fundador da Socaltur conhece como a palma da sua mão.

“Éramos vistos como os alemãezinhos do interior, então, fizemos o primeiro grupo com 70 pessoas para a Alemanha. Cheguei lá me sentindo em casa. Eu, quando jovem, lia a bíblia em alemão. Essa viagem virou notícia, saiu no jornal e promoveu o nome da Socaltur. Aí, fiz curso de guia internacional.  Foram emitidas 20 carteiras de guia internacional no Brasil e fui o único representante entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

“Viajei e estudei toda a Alemanha. Fiquei sabendo de tudo o que aconteceu na II Guerra Mundial, isso me machucou muito, pois viajava para esses lugares e tinha que saber. Como tinha que saber dos outros também. Me virava falando quatro idiomas e percorri 74 países. Por isso, sempre fui muito amigo dos livros. A América do Sul , fiz toda ela dirigindo ônibus”.

 

 

 

 

4 thoughts on “74 PAÍSES NA BAGAGEM”

  1. Parabéns amigo, pela bonita história do Sr. Armindo Robinson. Só faltou descobrir nele, a vocação ou hobby para a música.
    Grande abraço.

  2. Muito bom conhecer a história do seu Armindo, que se condunde com a história da própria Socaltur, empresa da qual nossa cidade muito se orgulha. Tenho muito prazer em ser sua colaboradora.
    Carmem Helena Kauer

  3. O turismo de lazer é um segmento em que se trabalha muito, e em horários em que se estaria em casa. Admiro muito os profissionais que se dedicaram ao início do turismo aqui no RS. Conhecer a história do Seu Armindo me fez aumentar o orgulho que tenho pelos profissionais que desbravaram o turismo com maestria, numa época em que pouco se sabia. Adorei teu texto Jorge! Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *