REVISITANDO O PASSADO

Uma pesquisa realizada anos atrás, colocou-me num caminho que não conseguia imaginar para onde me levaria. Estávamos, só para variar, num período de crise no Brasil. Tudo era difícil, o dinheiro escasso, os nervos se mostravam a flor da pele, os empregos ameaçados, a economia no chão.

Eu já atuava com imóveis. Mas toda crise parece a pior de todas. Como agora. Depois a gente vê que sobreviveu, que o bicho era feio mas nossa competência era maior. E a vida segue seu rumo. Foi num cenário difícil, tentando fazer diferente pra fazer diferença, que surgiu a tal pesquisa.

2016: Resultado da pesquisa.

A ideia era conhecer melhor e mais profundamente Novo Hamburgo, a cidade onde vivo e trabalho. Estruturei as perguntas e fui a campo tentar descobrir o que as pessoas gostavam no bairro em que residiam ou tinham negócios; o que lhes faltava e era importante; o que gostariam de ver melhorado. Nesse vai e vem, fiz relações, reencontrei amigos e velhos conhecidos e a história acabou no jornal NH, como exemplo de empreendedorismo na crise. Muita gente viu e comentou também.

Seguindo a trilha por onde a vida me levava, assumi a responsabilidade com uma coluna mensal na revista Expansão, para falar de Novo Hamburgo, do segmento e dos resultados dessa pesquisa, feita de forma amadora, mas com interesse e dedicação. Depois veio o blog e tudo foi se alinhando no sentido de conhecer, compartilhar conhecimento e ajudar as pessoas a encontrar o imóvel que elas querem, num bairro que elas curtem, enfim, dar uma sustentação maior àquilo que faço.

Agora, pensei que já era tempo de retomar esta matéria. A cidade mudou, os hábitos e desejos das pessoas mudaram, nossa cidade e nossos vizinhos já não são mais tal qual os conhecíamos. Qual a percepção dos moradores e empreendedores de Novo Hamburgo hoje? Está a fim de saber também?

Então fique ligado, acompanhe o blog. A realidade que surgir daí, vamos tentar aprofundar com quem comanda cada área.

7 thoughts on “REVISITANDO O PASSADO”

  1. Gosto do tom positivo que imprimes naquilo que escreves. Nos ajuda a calibrar a forma de olhar para a cidade e abandonar um olhar que tende um tanto ao pessimismo…
    Segue em frente, Jorge!
    Uma nova pesquisa certamente ajudará a refletir melhor sobre o que nossa cidade mais precisa.

  2. Acho realmente muito importante esta pesquisa. Acho que a cada ano surgem novas perspectivas das pessoas e que gostariam que alguma coisa mudasse ou melhorasse.
    Gosto muito do teu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *