Guilherme Kley é um empresário que se fez sozinho. Aos 17 anos concluiu que estava na hora de trabalhar por conta própria e ali começou, em 1957, a orquestrar os movimentos que resultariam na empresa conhecida hoje pelo nome de BurgoBrás. Aos 84 anos, seu Guilherme lembra com clareza o passo a passo da construção de uma marca que conquistou o respeito e a parceria de outras muito maiores, como Brastemp e Consul. Mas tudo começou mesmo com as bicicletas.

Aos 17 anos ele virou empresário. “Eu fiz um curso no Senai e logo depois fui trabalhar numa firma de máquinas para calçados. Sabia trabalhar com fresa, torno, plaina. Fiquei um ano por lá e comecei a achar que poderia fazer mais, apesar de ser uma empresa sólida, boa”, diz.
Juntou o dinheirinho que tinha, fez um acordo com a firma e reuniu o capital necessário para abrir uma pequena oficina de bicicletas, numa peça bem humilde, para não pagar muito aluguel. Passado algum tempo, associou-se ao cunhado e ao irmão dele para fundar a “Casa das Bicicletas”.

“Nessa época eu tinha 18 anos e, acredite, não existia fábrica de bicicletas no Brasil. Eram todas importadas. Eu ia a Porto Alegre comprá-las”, lembra. Comprava a bicicleta, tirava da caixa de papelão e montava ali na rua mesmo, na frente da loja. Voltava pedalando até Novo Hamburgo e trazia, ainda, alguns pneus presos no corpo.
Chegando aqui, lavava a bicicleta, lubrificava e regulava para, no final da tarde, o freguês vir buscá-la na loja. Só vendia à vista. Tempos depois seu Guilherme acabou comprando a parte da sociedade do cunhado e do irmão dele. “Tinha bastante serviço de reparos e as fotos das bicicletas para vender. Os clientes começaram a vir e escolher, entre os três modelos das fotos, qual queriam comprar.”
Seu Guilherme criou, então, um expositor de madeira para deixar em frente a duas fábricas de calçados, todos as manhãs, com uma bicicleta e o preço. A partir daí, disse, “passou a vender em prestação.” Com experiência nos negócios, resolveu ampliar os serviços e passou a fazer pequenos consertos em batedeiras e liquidificadores. Ofereceu para algumas lojas de eletrodomésticos da cidade e o negócio deu tão certo que lhe ofereceram a manutenção de outros eletrodomésticos, como geladeira e ar condicionado. Em 1973, virou autorizado Brastemp e depois Consul.
Em 1992 foi criada a marca BurgoBrás, para desassociar a empresa do nome do seu Guilherme Kley. Para o futuro, os filhos Eduardo e Fábio planejam o avanço na área da engenharia, com projetos comerciais e industriais. O objetivo é manter a tradição por assistência técnica de eletrodomésticos e refrigeração e crescer na área da engenharia.

Quero saber se o bairro Hamburgo Velho é um bom lugar para empreender. Pai e filhos concordam que a área tem características Ímpares: valorização do patrimônio histórico, a beleza do bairro, o comércio, a tranquilidade. O prédio onde está a sede da BurgoBrás foi construído em 1871.
Fotos: Divulgação
Interessantíssima história! Não tinha a mínima ideia de que assim havia iniciado este comércio tão conhecido na cidade. Parabéns por mais este relato!
Grande Jorge! Impressionante história!
Bela história, não tinha este conhecimento.
Também não conhecia a história da BurgoBras
Nossa cidade tem muita história, que aos poucos vai sendo esquecida
É preciso pesquisar, relembrar,e valorizar,sempre.
Parabéns para essas pessoas, que com seriedade vão conquistando os clientes e fazendo amigos.
Uma bela história, de um homem muito conhecido no bairro Hamburgo Velho. Parabéns Jorge
Que bacana ! Contar sua história ! com orgulho e satisfação ! muito aprendi e aprendo com meu pai. Parabéns aos meus irmãos que seguem acreditando ! 💛
Que linda história! A geração do Sr Guilherme foi de grandes empreendedores, de muita garra e determinação. Parabéns Burgobras!
Linda história! Exemplo ser seguido! Parabéns família Kley!✍️🙏💪
Parabéns a Família Kley, que construiu uma história de sucesso e de prosperidade na nossa cidade. Em tempos de notícias ruins, nada como poder comemorar e curtir uma história de trabalho, oportunidades e sucesso. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O Guilherme tem meu respeito e admiração por sua trajetória. Parabéns ao Edu e ao Fábio que dão continuidade a esta importante empresa.
Tive o prazer de trabalhar na Burgobras, aprendi muito ali, principalmente sobre seriedade e disciplina. Obrigado por tudo.
Parabéns tio, baira história, que segue com os filhos, sucesso sempre.
Parabéns Guilherme pelo exemplo de vida e dedicação ao trabalho, também a minha irmã Norma sua esposa, sua eterna companheira na vida.
Parabéns