PONTO DE VISTA: Omelete sem quebrar ovos. Como se faz?

Faz de conta! Ou não faz. Para fazer omelete tem que quebrar ovos. Para fazer reformas na casa, tem que quebrar paredes. Para fazer um centro praticamente novo é preciso quebrar e reconstruir muita coisa. Quase tudo. É o que está acontecendo no nosso centro, que vive plena transformação. Causando seus desconfortos, como qualquer obra. Pregando peças, dando prejuízo aqui e ali, como qualquer obra. Fazendo a gente pensar por que se meteu nisso! Como qualquer obra.

Afora as dificuldades causadas ao comércio, que não são poucas e, espera-se, serão temporárias; os transtornos no trânsito já sobrecarregado de Novo Hamburgo; e toda espécie de prejuízo na mobilidade urbana: do ponto de vista imobiliário, vejo uma valorização piramidal na área, assim que as obras começarem a ficar prontas. Como já ocorreu mundo afora, a capacidade de alavancar negócio de regiões revitalizadas vai ocorrer com o núcleo central da cidade.

Apto 3 dormitórios
Jorge Trenz
“Estudos de cidades do mundo todo elucidam a importância da vida e da atividade como uma atração urbana. As pessoas reúnem-se onde as coisas acontecem. Entre escolher caminhar por uma rua deserta e uma rua movimentada, a maioria das pessoas escolheria a rua cheia de vida e atividade.” Esta conclusão está no livro de Jan Gehl, Cidade para Pessoas. Revela mais:

“Estudos de posicionamento de bancos e cadeiras no espaço das cidades mostram que assentos com a melhor vista para a vida e o movimento são usados com muito mais frequência do que aqueles que não oferecem a visão de outras pessoas.” Ou seja, o comércio também tem que pensar em como melhor explorar as possibilidades de negócios advindas com esses novos ares.

As pessoas se inspiram e são atraídas pela atividade e presença de outras pessoas

Ter negócio, morar ou estar no centro vai valorizar o patrimônio. Ou melhor: já valorizou!

 

12 thoughts on “PONTO DE VISTA: Omelete sem quebrar ovos. Como se faz?”

  1. Verdade. Reformar, refazer, mudar…
    Gera desconforto, mas também nos traz a possibilidade de um movimento diferente que valoriza e nos traz bem estar. Mudanças são necessárias. Precisamos acompanhar a vida que vem se transformando dentro e fora de nós.

  2. Sempre equilibrado e com muito bom senso Jorge! Gostei da comparação. Após servido o omelete todos se servirão e ficarão satisfeitos. É preciso ter a compreensão da desarrumação para arrumar. Igualzinho a uma limpeza da casa. Impossível fazer sem tirar quase tudo do lugar.

  3. Parabéns por mais este texto, Jorge! É bom ter alguém vislumbrando e descrevendo um futuro resultado positivo, que as chateações de agora não permitem enxergar!

  4. Muito bom o texto Jorge, houve um enorme esforço para que fosse recuperado a verba para a execução deste projeto, e tem sido também um grande esforço para que possamos acelerar e ao mesmo tempo cobrar, fiscalizar a qualidade da execução da obra, temos a certeza absoluta que teremos um centro totalmente renovado, lindo, onde as pessoas poderão estar mais seguras e voltar a viver os espaços públicos como se viveu há tempos atrás, finalizo agradecendo e parabenizando mais uma vez pela visão que compartilhamos nesse mesmo foco, uma Novo Hamburgo cada vez melhor.

  5. Com certeza essas obras vão revitalizar o centro da cidade, e temos que ter paciência com os transtornos, mas após a conclusão vamos aplaudir .

  6. Não tenho dúvidas, Jorge, de que novos tempos estão chegando para Novo Hamburgo, não apenas para o centro. A prefeitura está fazendo seu papel, mas ainda temos muita falta de educação com a coisa pública, o dinheiro público. Tem áreas que são limpas em um dia e uma semana depois encontram-se cheias de entulhos outra vez. Mas chegaremos lá. Parabéns pelo Blog!

  7. Adorei tua reflexão sobre as reformas do Centro. Como uma das arquitetas responsável por estes projetos me manifesto em dizer que uma obra desta envergadura traria transtornos, sem dúvida até porque não tínhamos o espelho real das canalizações e redes abaixo do asfalto. Muitas surpresas apareceram. Mas estamos dando o melhor de cada um para fazer de Novo Hamburgo uma cidade para o cidadão. A cidade que queremos para se viver.
    Lindo texto. Obrigada

  8. Li muitas reclamações de pessoas, nas redes sociais, então resolvi passear pelo centro, pois estava curiosa. Verifiquei que o trabalho todo está sendo feito, realmente muito bem feito, como há muito tempo não se fazia. E penso que todo transtorno de agora é um investimento aos proprietários, com um custo baixo, se levarmos em conta como está ficando bonito onde está quase pronto. Parabéns para esta administração. Não está só fazendo ” de conta”.

  9. Adorei o teu texto assim como os comentários. Sim, para ter valor é preciso investir, reformar, revitalizar, reestrututar. O mundo todo está em reconstrucão. Queremos avanços! Parabéns pelo teu trabalho e reflexão! Sucesso.

  10. Muito boa a tua colocação Jorge, o pessoal está reclamando da demora mas eu acho muito normal numa reforma sempre aparecem coisas inesperadas que fazem atrasar as obras temos que ter paciência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *