Nunca deixei de acreditar no potencial de negócios do mercado local. Senão, já teria mudado de profissão. A retração, não é novidade nem para o asfalto carcomido e esburacado da nossa cidade, deu-se por motivos outros, que afetaram muito além da compra e venda de imóveis que, é bom dizer, retraíram, não pararam completamente.
Você está se perguntando se eu vejo luz no horizonte? A resposta é sim. Cada vez mais clara. E duas ou três sinalizações corroboram minha percepção. A primeira delas já havia abordado na coluna É Negócio? que escrevo na revista Expansão: a retomada dos movimentos em torno de um grande investimento do Grupo Zaffari no bairro Primavera, o Boulevard Germânia.
O empreendimento é um bairro planejado que deve ocupar uma área de 280 hectares, poderá receber 25 mil novos habitantes de classes A/B, ter um shopping Bourbon com área de solo de mais ou menos 10 hectares. Bom sinal, não acha? Mas tem mais.
Na última semana os vereadores aprovaram projeto de lei que garante isenção e regras especiais de apuração do IPTU e isenções do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Tais benefícios fiscais são voltados ao fomento de loteamentos com área igual ou superior a 10 hectares em Novo Hamburgo.Um outro ponto que vai ajudar, mesmo que num primeiro momento não pareça, é a aprovação pela Câmara de Vereadores da contratação de financiamento junto ao Banco do Brasil pela prefeitura para recuperação da malha viária. São 20 milhões que poderão representar uma melhora substancial em termos de mobilidade urbana.
Pra encerrar este pensamento positivo, penso que o governo eleito assumiu responsabilidades claras com a retomada do crescimento do país. Quando um conjunto de fatores se alinha negativamente, já se sabe o que esperar. Quando se alinha positivamente, melhor começar a planejar seus próximos passos. Para frente!
Bom ler uma opinião otimista para o futuro próximo!
Boa noite ! é muito importante ter essa perspectiva para negócios futuros , porque isso é pensar e acreditar que é possível.