Chega ao fim uma jornada que passou pela África, Morro dos Cabritos e outros bairros de Novo Hamburgo

Surpreso e feliz. É assim que me sinto com os resultados e os frutos advindos desta experiência que tive o prazer de dividir com cada um de vocês. O projeto  “Bairros de Novo Hamburgo: jogando a favor do seu patrimônio”, nasceu de uma semente que havia sido plantada em função das dificuldades apresentadas pelo mercado imobiliário há 4 anos atrás.

Bairro Guarani: passado e presente coabitam no Casarão dos Friedrich Foto: Marcos Quintana

Naquela época, iniciei uma pesquisa para radiografar o município e buscar oportunidades de negócios. As percepções e o caldo cultural que começaram a brotar dessa incursão foram me estimulando a ir mais fundo. Passei a querer saber mais, descobrir mais. E mais admiração e curiosidade a cidade foi despertando em mim. Acabei me dando conta que somos todos Novo Hamburgo.

Lançamento
Jorge Trenz
 Disso resultou a coluna “É Negócio?” que assino na revista Expansão, com o olhar sempre voltado para a nossa cidade. Se a gente não valorizar o que é nosso, quem vai valorizar?  As entrevistas foram revelando preocupações, ações, ideias, atitudes e uma riqueza infindável de assuntos que dizem respeito a todos nós. Quando não mais couberam apenas no espaço das páginas da revista, nasceu o blog.

Bairro Jardim Mauá: os belos canteiros centrais chamam a atenção

A aceitação foi excelente e além de muita informação sobre os meandros, as nuances, as sutilezas dos nossos recantos, das nossas histórias e da nossa população, esta conjunção de revista, blog e redes sociais têm me possibilitado fazer novas amizades e resgatar antigas. E quero, desde já, agradecer a você que está comigo outra vez. Porque é disso mesmo que estou falando. De andar juntos, fazer juntos, evoluir juntos e valorizar o que é nosso.

Bairro Boa Vista: a praça do Boa Vista é um espetáculo a parte para os moradores

Há muito que desvendar nessa seara que adentramos: nossa cidade.  Encerraremos esta primeira parte da exploração NH falando do bairro Centro, na revista Expansão de dezembro. A entrevista, imperdível, é com o empresário e ex-presidente da ACI, Marcelo Clark Alves. E ai, #PartiuTrenz2019. No ano que vem, nosso olhar recairá sobre outro tema interessantíssimo da nossa história. Aguarde.

Os bairros visitados nessa primeira fase

Bairro Rio Branco

http://blog.jorgetrenzimoveis.com.br/2018/11/08/mistura-todo-mundo-conhece-esse-bairro-que-era-tratado-com-desdem-pelas-elites-do-centro-ate-1940/

Bairro Guarani

http://blog.jorgetrenzimoveis.com.br/2018/10/11/em-terra-de-alemao-nasceu-africa-que-depois-virou-bairro-com-nome-indigena/

Bairro Boa Vista

http://blog.jorgetrenzimoveis.com.br/2018/09/21/morro-dos-cabritos-pois-assim-chamavam-um-importante-bairro-da-nossa-cidade/

Bairro Jardim Mauá

http://blog.jorgetrenzimoveis.com.br/2018/08/23/um-nome-bonito-um-bairro-encantador/

Bairro Primavera

http://blog.jorgetrenzimoveis.com.br/2018/08/09/de-deposito-de-penicos-da-cidade-bairro-de-alto-padrao/

Bairro Boa Saúde

http://blog.jorgetrenzimoveis.com.br/2018/07/12/luta-de-um-bairro-para-fazer-parte-de-novo-hamburgo/

O projeto

http://blog.jorgetrenzimoveis.com.br/2018/05/24/projeto-bairros-de-novo-hamburgo-jogando-favor-do-seu-patrimonio/

 

 

6 thoughts on “Chega ao fim uma jornada que passou pela África, Morro dos Cabritos e outros bairros de Novo Hamburgo”

  1. A passagem pelos bairros nas falas de moradores nos trouxe uma nova história . Gostei!
    Quem mora aqui em Novo Hamburgo com certeza se apaixonou mais pela nossa cidade.
    Muito obrigada.
    Aguardo 2019 com muitas expectativas boas.

    1. Muito boa esta preocupação em mostrar o lugar onde se vive. É valorizando o que é nosso, que percebemos quantas coisas boas temos em nossa cidade.
      Parabéns Jorge!
      Paulo Lima-NH

  2. Parabéns Jorge pela idéia criativa e inovadora de mostrar a nossa cidade aos seus moradores.A cada bairro mostrado ,os fascinios e curiosodades
    eram desvendados….
    Deixou um gostinho de quero mais….que venha 2019!!!

  3. Parabéns, Jorge, por este teu trabalho. Tenho acompanhado e lido com muito prazer teus excelentes textos sobre nossa cidade, tão abandonada. Me fizeste ver belezas que eu não estava vendo… E agora nosso centro está sendo renovado e valorizado. Muito bom!

  4. Pensando na construção de identidade e pertença cultural com meus alunos, considerei muito importante sua pesquisa sobre os bairros de NH. Embora o viés seria mais para o setor imobiliário, contribui muito para a construção da cidadania e amor por nossa cidade. Pretendo desenvolver pelo viés pedagógico esse ano. Parabéns pela iniciativa. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *