Saio por volta de 5 e meia da manhã para correr pelas ruas do “meu bairro”

Das janelas do seu prédio, Rafael Reis vislumbra mais casas do que espigões. Isso faz com que disponha de um cenário aprazível, sem poluição visual ou prédios que o impeçam de espichar o olhar até o infinito e libertar a mente para vagar numa paisagem quase bucólica. E o melhor: perto de tudo, inclusive do barulho, se este lhe faltar.

Ruas largas contrastam a antiga com a atual pavimentação

Empresário de profissão, ele é proprietário de um apartamento no Boa Vista há 5 anos. Está feliz com a moradia e com o bairro. “Estou próximo do centro, próximo de uma região valorizada, que é o entorno da Av Maurício Cardoso e eu, aqui, faço uma coisa que não tinha o hábito de fazer: ando muito a pé. Para jantar, marcamos com os amigos e vamos caminhando até a rótula da Maurício com a Marcílio Dias, onde formou-se um grupo de restaurantes muito legal.”

Apto 3 dormitórios
Jorge Trenz
Uma coisa que Rafael tem notado no bairro é o aumento do policiamento. E diz que isto tem  que ser noticiado, pois é muito positivo. “Seguidamente, vejo o carro da Brigada Militar. Pessoas caminhando, comércio funcionando… Esta é uma região em que tem havido poucos incidentes”, afirma. “Saio do meu apartamento por volta de 5h30  da manhã e faço uma corrida de mais ou menos 5km pelos arredores, com absoluta tranquilidade. Não estamos 100% seguros, mas que melhorou, melhorou”.

Rafael encontrou no Boa Vista um jeito diferente de viver

Ele percebe que muitas casas estão sendo vendidas, mas muitas delas estão se transformando em pontos comerciais. “Mantém-se a identidade arquitetônica, o clima de bairro, mas ocupam-se os espaços, popula-se a área e qualifica-se a vizinhança.” Aumenta a civilidade quando há essa conjunção de fatores. E é nosso interesse que assim seja em toda a cidade de Novo Hamburgo.

Para que todo mundo possa viver num lugar legal, cada um tem que fazer a sua parte, afirma Rafael. “A conscientização é importante. Em países onde neva, por exemplo, é de responsabilidade do proprietário ou inquilino retirá-la. Se não fizer é multado. Como nosso bairro é bem arborizado, quando há vento ficam galhos e muitas folhas na rua. Nosso prédio executa a limpeza,  mas a responsabilidade é de todos os outros também. Está na frente da tua casa, limpa, não fica esperando só pela prefeitura.”

Quis saber, obviamente, como ele percebe o mercado imobiliário no Boa Vista. “Estar perto desse fervo, desse lugar badalado que virou a Mauricio valoriza os imóveis. E o interesse cresce por conta da arborização, da conservação, da segurança. Rafael coloca ainda como diferencial do bairro a facilidade de locomoção. “Tu consegues ir até o centro a pé e sair de Novo Hamburgo por vários caminhos para Campo Bom, Gramado/Canela…

Para melhorar ainda mais, Rafael cita a Praça do Boa Vista, que desfrutava desde que era criança, quando vinha ao bairro visitar um coleguinha e brincar. “Estão mantendo bem limpa, a prefeitura está cuidando, tem uma guarita privada que ajuda. O que eu acho que poderia ser  feito ali é algumas revitalizações como fizeram no Parcão. Novo Hamburgo é muito carente de parques, lugares para quem mora em apartamento brincar com as crianças, os cachorros… ”

Revitalizar a praça seria uma grande sacada para dar um “Up” no bairro

Alguns eventos poderiam ser trazidos para aquele local, para mais pessoas conhecerem e usarem aquela praça. A área está ali, disponível. Promover eventos com Food truck, eventos pet, temos pessoas com experiência nesse mercado que poderiam pensar nisso, porque é uma área que está perto de toda a badalação de Novo Hamburgo, e isso seria bom para o bairro e para o município de um modo geral.  Aquela praça seria uma grande  sacada pra dar um UP no bairro.

 

 

6 thoughts on “Saio por volta de 5 e meia da manhã para correr pelas ruas do “meu bairro””

  1. Realmente um bairro muito bom para se estar. Morei ali por um bom tempo, concordo com o Rafael.
    O que tem me encantado com tuas publicações é o quanto acabamos encontrando afinadades e conhecendo pessoas que falam de forma simples algo que tambem percebo. Isto nomeio de vizinhança, algo que me faz lembrar da minha mãe que sempre tem a plavra “vizinho” mesmo para quem mora um pouco mais distante.
    Nesta praça levei meus filhos para brincar.
    Lembrancas boas.
    Obrigada por compartilhar.

  2. Muito bacana essa visão do bairro Boa Vista. Também costumo dar caminhadas por ali. Moro mais próximo da área central, mas é mesmo um pulinho subir a Marcílio e caminhar em ruas tranquilas e arborizadas. Valeu a leitura!

  3. Vem para cá…aqui tem natureza….tem um casal de Aracua aqui em casa….incrível…todas manhãs eles acordam com muitos gritos….felizes….venha para cá…aqui….no Boa Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *