Ernani Osvaldo Waschburger, o Nani, da Auto Mecânica batizada com seu apelido, é daqueles empreendedores que cresceu na base do trabalho e do talento próprio. Seu sonho de criança era ser médico-cirurgião, queria consertar gente. Mas não havia condições financeiras em casa para bancar este propósito e a vida foi lhe guiando por outros caminhos. Acabou operando no segmento dos automóveis.

Como quase todo guri dos anos 60 e 70, o Nani tinha uma outra paixão além da medicina: os automóveis. No caso dele, mais especificamente a mecânica de automóveis. Como precisava trabalhar para ajudar em casa, foi guiando sua busca de emprego neste sentido. “Trabalhei em algumas mecânicas em Novo Hamburgo e assim que deu, parti pro meu próprio negócio”.
A primeira oficina ele montou na rua Ícaro, no bairro Canudos, onde nasceu e cresceu. “ A Artecola comprou sua primeira frota de carros e me deu a oportunidade de fazer a manutenção. Foi ali que comecei minha trajetória”, conta com orgulho. “Éramos eu e um sócio, num galpãozinho pequeno de madeira. Infelizmente, depois de mais de dez anos juntos ele faleceu e eu mudei a empresa pra BR116.
Mudou porque a vida lhe reservara outra surpresa: o Grupo Sinos entregou a ele a manutenção de toda frota. Lá foi o Nani de mala e ferramental trabalhar no prédio deles. Passaram-se uns 15 anos até o Grupo Sinos vender o prédio. Foi quando nosso empreendedor levou a oficina para a rua Tupi e, mais tarde, para o bairro Boa Vista. “Eu tive a oportunidade de vir para um lugar mais tranquilo. Estava buscando uma localização melhor e surgiu a proposta desse prédio”, conta.

No Boa Vista ele se deparou com um outro perfil de cliente. “Senti um pouco no começo, eram pessoas mais reservadas, mas graças a Deus deu certo, porque o pessoal começou a pegar confiança.” Abriu-se o leque para trabalhar com carro importado, além de toda linha nacional que já atendia. O mercado se ampliou para ele. Mas a crise veio para todos e os últimos anos também lhe exigiram um esforço redobrado. Nada que pudesse abatê-lo, entretanto.
O Nani reside, na verdade, no Ouro Branco, a dois quilômetros da oficina. Mas considera o Boa Vista um bairro extremamente diferenciado. “É um lugar alto, tranquilo, silencioso e de pouco movimento, principalmente nesta rua. Quando eu vim pra cá fiquei até um pouco assustado, mas já não dependia mais de exposição para meu trabalho aparecer. Agendava clientes para duas semanas à frente, então, fechou todas. É um lugar maravilhoso para trabalhar e, claro, para morar.”
– E qual o plano para o futuro? pergunto. “Depois de quase 40 anos de estrada, ainda quero mais. Agora, em novembro, eu faço 60 anos. Penso que ainda tenho muito a dar. Me sinto bem, acho que sou bastante competente, busco estar sempre atualizado, tenho uma carteira de clientes fidelizados, pratico esportes… É arregaçar as mangas e tocar em frente, certo?”
Quando mudo um pouco a direção da nossa conversa os olhos do Nani brilham. “Fui muito envolvido em competições de rali. Comecei em 78, numa brincadeira, a preparar os carros para o Marcos Schwan, hamburguense, já falecido, que foi tetracampeão brasileiro e tricampeão gaúcho no rali de regularidade. Depois surgiu a equipe Olimpikus Meridional e preparei carros da própria Toyota, que mandava os carros zero e eu desmontava e fazia a preparação para rali de regularidade.”

Depois disso o homem resolveu ele mesmo entrar em competições de rali de velocidade, como navegador. Participou do campeonato brasileiro pela Peugeot, onde correu 15 anos como navegador. “Sempre andei entre os 5 primeiros do Brasil, tá na veia”, conta sorrindo.
Esse Nani é o cara. Abraços irmão.
Este é o meu amado irmão guerreiro desde menino
Grande navega, parceiro muito querido nos rallys!!! Forte abraço!!!
“Então, fechou todas”… já ouvi muitas vezes da boca do Nani está frase!
Uma dos profissionais mais competentes e determinados que eu conheço. Um ser humano extraordinário e cada vez melhor! Uma amigo que faz aniversário no mesmo dia que eu.
Parabéns pelo artigo. Merecido e excelente!
Daniel Müller
Muito bom ver que o espírito esportivo nunca enfraquece. Tenho certeza que você é um guerreiro e apto a montar carros excelentes, como o kit R4 de Rally, com homologação FIA. Que continue o sucesso em sua trajetória. Abraços. Cleiton – ORECA OFFICIAL DEALER BRAZIL.