Como consultor imobiliário, tenho a obrigação de cruzar dados e informações que me permitam compreender o mercado, avaliar o momento e, assim, dar a melhor orientação aos meus clientes. E quero dizer: mesmo com as dificuldades, os negócios seguem acontecendo.
Obviamente, existem incontáveis fatores que podem afetar uma negociação. Mas quero te dizer o seguinte: no mercado imobiliário opera-se com 3 valores:
1 – o preço para construir;
2 – o preço pretendido pelo proprietário;
3 – e o preço que o mercado está disposto a pagar.
Mesmo fazendo toda uma matemática para se chegar no preço justo é o mercado que estabelece o quanto ele está disposto a pagar.
Em geral, essa regra não segue o mesmo roteiro, quando algum imóvel passa a ser um produto de desejo para muitos interessados. Aqui, o proprietário fica numa situação mais confortável.
Quando crio o planejamento de compra ou venda de um imóvel para um cliente, observar estes fatores me ajuda a definir a melhor estratégia. Se quiser fazer seu negócio se concretizar nestes tempos voláteis, fale claramente com o seu consultor. Ele certamente vai saber te orientar a melhor maneira.