A luta de um bairro para fazer parte de Novo Hamburgo

Depois de percorrer o primeiro bairro de Novo Hamburgo (confira a primeira matéria do projeto “Jogando a favor do seu patrimônio” aqui: https://bit.ly/2zA6wZf), conhecendo as histórias e projetos que tem transformado Hamburgo Velho, partimos para o outro lado da cidade, para saber a história da comunidade que se uniu para fazer parte de Novo Hamburgo.

O Boa Saúde é o bairro com maior área de terra a ser construída na cidade

O bairro Boa Saúde pertencia a São Leopoldo, apesar de ser bem afastado da cidade. Com a união das pessoas, reuniões, abaixo-assinados e muita luta, em 1993 passou a fazer parte de Novo Hamburgo.

Para saber mais desta história, visitamos Jorge Velho. Atual presidente da Associação dos Moradores do Bairro e morador do Boa Saúde desde 1969, ele foi uma das lideranças que iniciaram a luta pela anexação do bairro a Novo Hamburgo.

Antes de ser anexado a nossa cidade, os moradores do Boa Saúde passaram por muitas dificuldades. Sem poder acessar os serviços públicos como escolas e postos de saúde, iniciaram uma campanha para que o bairro fizesse parte de Novo Hamburgo, cidade onde realmente estava sua vida. Onde trabalhavam, onde os filhos estudavam, mas uma cidade que não podiam chamar de sua.

Até antes da anexação, o Boa Saúde era praticamente uma zona rural. Com campos, pastos, criações de cavalos e gado, foi a partir de 1993, com a anexação daquela área a de Novo Hamburgo, que o bairro começou a ser visto com outros olhos.

“A gente não tinha nada na época em que viemos para cá. As ruas sequer tinham nomes. Eram campos, banhados. Nada do que existe hoje existia. Era como se fosse uma colônia. E o pior: nossa vida já era em Novo Hamburgo, mas a cidade não nos aceitava. Muitas vezes, nem São Leopoldo nos aceitava, por causa da distância”, explica Jorge Velho.

Mas foi com uma luta da comunidade, que se juntou, das escolas, igrejas de várias religiões, que fizemos um grande abaixo-assinado para poder fazer parte de Novo Hamburgo.

A anexação foi confirmada ainda no governo do prefeito Atalíbio Foscarini e o processo de urbanização aconteceu em seguida, com a vinda do asfalto, saneamento, escolas, praças e outras melhorias. Assim, gerar o comércio local foi uma consequência natural para atender os novos moradores que chegavam.

Hoje, o bairro Boa saúde cresceu. Com uma população de 14 mil moradores, oferece praticamente tudo que a população precisa. Há bancos próximos, o comércio local é diverso e amplo, com várias ruas comerciais.

Atualmente, 14 mil pessoas já moram no bairro

Dentro das possibilidades de novos negócios, o Boa Saúde ainda é um diamante a ser lapidado. Isso porque, ainda é um dos últimos bairros da cidade com grandes áreas para receber empreendimentos (aproximadamente 320 hectares) como, condomínios, prédios, salas comerciais e, principalmente, moradias.

Sua proximidade com a BR 116, com o acesso à serra, ao centro e às cidades vizinhas põe o bairro em um local privilegiado. Suas grandes áreas ainda não ocupadas devem despertar o interesse de investidores. E os comerciantes já perceberam isso, o que faz o Boa Saúde ter um grande potencial.

3 thoughts on “A luta de um bairro para fazer parte de Novo Hamburgo”

  1. Interessante saber como viveram isto tudo, pois ja ssbia por parte da administração que o bairro passava a pertencer a Novo Hamburgo.
    Sempre que mudamos existe um periodo de adaptacao tanto para quem chega como para quem :acolhe”. Consegui, através deste texto ter uma ideia melhor de como foi difícil para todos o ocorrido.assim como perceber o quanto a comunidade unida consegue fazer a diferença.
    Parabéns a todos pela conquista.
    Belo registro, pois isto nao se encontra em livros e sim na vida. Obrigada.

  2. Valeu o esforço da comunidade do Bairro Boa Saúde, antes Vila Torres-SL.Um bairro anteriormente esquecido pelo poder público e que hoje pode se sentir a dignidade resgatada novamente. Como ex integrante da Comissão de Anexação, vi um crescimento para melhor nesta comunidade e não podemos deixar de ir atrás de novas conquistas em benefício desta comunidade trabalhadora.
    Um abraço!

  3. Sim sempre será uma ótima conquista para comunidade boa saúde, pois temos muito que buscar ainda. O dia da votação foi dia 22 de outubro de 1996.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *